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A educação não é uma prioridade para o governo federal

O governo Bolsonaro é o retrato de uma gestão que ignora uma das prioridades da sociedade: a educação. Primeiramente, tentou desqualificar as universidades públicas enquanto um espaço de ensino e pesquisa. Não teve sucesso. Agora, tem dificuldades de encontrar um nome para assumir o cargo de ministro da Educação. Já são 19 dias sem um ministro.

 

O governo federal tentou, desde a saída do último ministro Abraham Weintraub, emplacar o professor Carlos Alberto Decotelli para a pasta, mas foi barrado após questionamentos sobre seu currículo. Depois, tentou indicar o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, mas não teve êxito devido a pressão do núcleo militar do governo, da ala ideológica comandada por Olavo de Carvalho e do grupo de evangélicos chefiado pelo pastor Silas Malafaia. Todos esses aliados, que fazem parte da base do governo, foram contrários a esta indicação.

 

No momento, os nomes ventilados nos bastidores do Palácio do Planalto são: o reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Aristides Cimadon; o líder do governo na Câmara, major Vitor Hugo (PSL/GO), e o evangélico Benedito Guimarães Aguiar Neto, que foi reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e hoje é presidente da Capes. 

 

Outros candidatos, que já haviam sido sondados por Bolsonaro antes da nomeação do professor Carlos Alberto Decotelli, voltaram a ser considerados. Entre eles, Marcus Vinícius Rodrigues, que foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), e o atual reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Correia.

 

Para piorar a situação, Bolsonaro, que não respeita as recomendações da OMS, foi diagnosticado com coronavírus e cancelou toda sua agenda até sexta-feira. Isso significa que a escolha para o novo ministro da Educação pode demorar.

 

A Associação dos Docentes da UFRRJ é contra este tipo de escolha por dois motivos: um é porque o ministro da Educação tem que ter um currículo voltado para uma gestão que valorize o ensino, a graduação e a pós-graduação, bem como a pesquisa. E em segundo lugar porque esta escolha não pode ser um balcão de negócios para agradar aliados.

 


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